13.4.15

Reinventar o jornalismo


O jornalismo está se reinventando, mas será que os jornalistas querem se reinventar?

Exercer apenas uma função ficou para trás. Hoje é preciso entrevistar as testemunhas, tirar fotos, fazer um vídeo, gravar áudio e depois ir para o trabalho e editar todo o produto que tem. Ser jornalista virou um trabalho multimídia.

Os jornalistas precisam saber como reinventar um trabalho que foi transformado pela tecnologia, porém, sem fazer com que este perca a sua essência - apurar e investigar os fatos. Por ter se transformado, o serviço é maior do que antes e a essência acaba sendo deixada de lado, justamente por ter "trabalho demais". Será?

Não é o fato de torna-se multimídia que o jornalismo se reinventou, pelo contrário, ser multimídia significa que é necessário uma reinvenção, pois o conteúdo na internet é publicado por qualquer indivíduo e isso faz com que o trabalho multimídia seja comum.
O que é que você, futuro jornalista, está fazendo para reinventar sua futura profissão? Qual é o diferencial do seu blog, do seu trabalho?

Todo blog precisa ter uma essência e se o blog for de um jornalista (ou aspirante) é necessário ter a essência do profissional, é necessário apurar e investigar um assunto antes de abordá-lo no blog. Fazer a diferença. Ser a diferença.

Em tempos de restruturação, é preciso fazer acontecer.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário